Whey Protein é necessário para uma dieta saudável?

Artigo publicado no blog do Dr. Victor Sorrentino

Resultado de imagem para whey protein

Whey Protein é necessário apenas para quem mantém uma rotina de treinos? Será que é obrigatório para quem se exercita? Ou será que todos que desejam manter a boa forma física e saúde deveriam acrescentar ao cotidiano? Vou responder a essas e a outras dúvidas agora.

O consumo do Whey Protein é quase sempre associado a um estilo de vida fitness. O que poucos sabem é do que se trata o alimento. E já vou adiantando que é um produto muito interessante não apenas para quem pratica esportes ou outras atividades físicas diariamente.

Também adianto que o Whey Protein não é necessário para a vida. Essa sequer é uma discussão válida. Para manter a saúde, é mais interessante refletir sobre em que contextos e para quais pessoas seu consumo pode agregar valor nutricional.

Como o desconhecimento sobre o assunto é frequente, vou começar explicando o que é e para que serve o Whey Protein.

O que é Whey Protein

Quem me segue há muito tempo já sabe que não considero o leite um bom alimento.  Explico isso porque o Whey Protein nada mais é que a proteína isolada do soro do leite.

O produto é fruto do avanço da engenharia de alimentos, o que possibilita retirar apenas uma parte do alimento e disponibilizar para consumo. No Whey Protein, essa proteína corresponde entre 35% a 90% da sua composição, enquanto no leite não chega a 20%.

Whey Protein reúne proteínas com alto valor nutricional para nosso organismo. Todos os aminoácidos fundamentais ao bom funcionamento do corpo, mas que não são produzidos por ele próprio, podem ser encontrados no alimento.

Não é por acaso que o Whey é o queridinho de quem frequenta academias, pois o produto é rico em arginina. A arginina é responsável pelo aumento do fluxo de sangue pelo corpo, essencial para a recuperação dos músculos no pós-treino. Além de evitar dores, ainda auxilia a pessoa a ter disposição no dia seguinte para continuar os treinos.

Muitas vezes, as pessoas que frequentam academias são as que menos precisam consumir o produto. Whey Protein é necessário ao organismo devido ao seu conteúdo nutricional, o que explico a seguir.

Como e quem pode consumir Whey Protein?

Portanto, o Whey Protein é necessário devido às proteínas contidas em sua composição. Faça um exercício de memória e pense na grande oferta de carboidratos a que você tem acesso no seu dia a dia. Com certeza, é fácil listar pelo menos cinco itens, incluindo biscoitos, bolos,  pães, entre outras opções totalmente dispensáveis ao seu metabolismo.

Se você não consumir as proteínas essenciais ao bom funcionamento do seu organismo, isso significa que o corpo vai ficar sem elas. Os carboidratos, apesar de amplamente disponíveis em muitas formas, não são essenciais à vida.

Assim, o Whey Protein pode entrar na sua rotina como uma opção fácil de fonte de qualidade proteica. Pode ser consumido no meio da tarde, por exemplo, em vez de um lanche rico em farináceos. Você dificilmente levaria um ovo ou um tipo de carne para este momento, que são alimentos que tem proteínas.

Portanto, a facilidade do Whey Protein no cotidiano é muito bem-vinda. Precisamos das proteínas mais do que de outros tipos de alimento. Toda a constituição do nosso corpo é realizada por meio dos aminoácidos oriundos da digestão das proteínas.

A ingestão do Whey Protein é interessante principalmente para as pessoas com mais idade. Quanto mais velha é a pessoa, maior a dificuldade de digerir as proteínas e transformá-las nos aminoácidos fundamentais ao organismo.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender por que o Whey Protein é necessário não apenas para quem faz academia, mas para qualquer pessoa que deseje praticidade em uma rotina alimentar saudável.

Leave a comment

Sua Dieta 2019 - todos os direitos reservados.