LOGIN:

Digite seu email:
Senha:
Esqueceu a senha? Cadastre-se grátis


Plano de emagrecimento

FERRAMENTAS
& TABELAS


PLANO DE
EMAGRECIMENTO
SUADIETA

Plano de Emagrecimento

faixa_saude.png

REFLUXO CAUSA MAL ESTAR E PREJUDICA A SAÚDE DA BOCA

Refluxo causa mal estar e prejudica a saúde da boca

O refluxo pode causar aftas, erosões, cáries e desgastes por atrito nos dentes. Saiba mais!


Imprimir
enviar por email
Compartilhe:

Constantemente associado a bebês e muito confundido com azia, gastrite ou úlcera, o refluxo pode atingir crianças e adultos. Estimativas mostram que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acomete aproximadamente 35 milhões de brasileiros. Este distúrbio, que causa queimação e retorno da comida e de suco gástrico pelo esôfago, pode causar, ainda, malefícios para a saúde da boca.

Gerson Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, em Curitiba, explica que este distúrbio é provocado pelo funcionamento incorreto da válvula que separa o esôfago do estômago. “Por causa do ambiente ácido causado pelo refluxo no esôfago, faringe e boca há malefícios para os dentes e as outras estruturas bucais e faríngeas”, disse.

Nos bebês, a válvula que separa o esôfago do estômago é frouxa, pois o organismo está em processo de desenvolvimento e amadurecimento. “O alimento volta do estômago para o esôfago provocando o refluxo. O bebê sente dor, desconforto, fica irritado e pode vomitar. O suco gástrico causa queimação no esôfago e, se atingir a traqueia, há chances da criança sofrer com pneumonia”, esclarece o especialista.

Já nos adultos, o funcionamento inadequado da válvula é relacionado a questões genéticas e fatores ambientais, como estresse, consumo de tabaco e álcool e alimentação incorreta. Gerson Köhler explica ainda que além da azia, queimação, dores, enjoos e retorno do conteúdo presente no estômago, sintomas como tosse crônica, pigarro, rouquidão, sensação de catarro na garganta, gosto amargo na boca e dores no peito podem ser sinais de refluxo.

“A DRGE pode evoluir para esofagite, inflamação na parede do esôfago. A esofagite aumenta as chances de o paciente desenvolver câncer de esôfago, mas a incidência é rara”, disse.

Efeitos negativos na boca

Os resultados são bastante negativos quando este distúrbio atinge a saúde bucal. Segundo o especialista, neste caso surgem lesões nos tecidos moles, as famosas aftas, erosões, cáries e desgastes por atrito nos dentes. “Quanto mais erosões nos dentes, pior é a situação da face dos mesmos que fica em contato com a língua. Os pacientes reclamam também de sensibilidade dentária, gosto azedo e ardência bucal”, disse.

“Os dentes são acometidos ainda pelo processo de descalcificação e ficam fragilizados. A intensidade e diversidade dos sintomas e as complicações comprometem o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos que tem o problema”, acrescentou o especialista.

Como a saúde bucal pode influenciar a saúde do seu corpo

Acabe com as suas dúvidas sobre indigestão

Os sinais de alerta para a nossa saúde


Busca
Top 10 - Matérias
Confira aqui
Top 10
Novas Receitas
Ver novas

ATENÇÃO!

Todas as informações sobre dieta, serviços de dieta e atividades físicas oferecidos pelo Suadieta não substituem a dieta, o acompanhamento e as atividades físicas prescritos por profissionais de saúde como: médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, respectivamente.

A dieta proposta pelo Suadieta é pessoal e intransferível, ficando o usuário responsável por qualquer divulgação da dieta a terceiros.

© Suadieta - Todos os direitos reservados

Servidor:FUNIL2