Água de Chia com Limão Funciona Mesmo?

A chia serve como fonte de fibras, ômega 3, proteínas, carboidratos, manganês, magnésio, fósforo, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro,  vitaminas do complexo B e antioxidantes.

Por sua vez, a nutricionista Megan Ware contou, em artigo publicado, que o limão serve como fonte de nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato) e vitamina C para o corpo.

Mas será que a receita de uma bebida preparada à base da chia e do limão – a água de chia com limão – pode trazer benefícios para a saúde?

A água de chia com limão funciona mesmo?

Existem muitas relatos na internet de pessoas que tomaram água de chia com limão e emagreceram. Mas vamos analisar o que está por trás disso. O primeiro ponto é com relação à água.

De acordo com informações da especialista e consultora em medicina funcional Jill Carnahan, começar o dia consumindo entre aproximadamente 1 a 2 copos de água é particularmente importante durante uma mudança na dieta porque melhora a função cognitiva, a função gastrointestinal, a função renal e diminui as dores de cabeça.

Além disso, o simples fato de beber um copo de água antes da refeições já pode ajudar a comer menos. Quando se adiciona fibra, isso ajuda ainda mais a saciedade. Além disso, a chia é muito rica em fibras e gorduras boas e isso irá ajudar contra a constipação intestinal. Um intestino que funciona bem ajuda a pessoa a ficar menos inchada e ter uma melhor digestão. Como consequência, o processo de emagrecimento pode ser facilitado.

O limão tem propriedades benéficas para desintoxicação do organismo mas não tem nenhum efeito mágico no emagrecimento. A ideia de que a água de limão possui fibras que contribuem com o emagrecimento é considerada um mito. A fruta realmente é composta por uma fibra  conhecida pelo nome de pectina, que está associada ao benefício de auxiliar a diminuir o apetite e a ingestão calórica.

Entretanto, como a água de limão é basicamente um suco de limão filtrado e altamente diluído, o resultado é que a bebida fica apenas com vestígios da pectina.

Não existem evidências que a água de limão tenha significativamente mais benefícios para a perda de peso do que a água comum.

Portanto, quem deseja e/ou necessita perder peso precisa seguir uma alimentação controlada, equilibrada, saudável e nutritiva e fazer atividades físicas, que auxiliam no aumento da queima calórica.

A água de chia com limão pode contribuir para que uma pessoa sinta-se mais saciada e tenha uma menor tendência de comer excessivamente. Pode ser mais uma estratégia para ajudar no emagrecimento mas não se pode esperar que somente ela irá provocar uma enorme perda de peso.

Os mitos da água com limão

Conforme o Medical News Today chamou a atenção, existem outros mitos que cercam a água de limão.

De acordo com a publicação, ainda que digam que a água de limão é alcalinizante, não é verdade que a bebida torna o pH do organismo alcalino. Segundo o site, o pH do corpo não pode ser alterado pelo que é consumido na dieta.

Medical News Today também alertou que é um mito afirmar que a água de limão combate ao câncer. O argumento é que as células do câncer não podem proliferar em um ambiente alcalino, indicou o site.

Entretanto, ainda que as células cancerígenas prefiram que as células que a rodeiam sejam ácidas, pesquisas mostram que elas também podem crescer em ambientes alcalinos, além de serem capazes de criar o seu próprio ambiente ácido, informou a página.

Ou seja, infelizmente a ingestão de alimentos tidos como alcalinos como a água de limão não acaba com o câncer.

Além disso, o Medical News Today afirmou que também não devemos acreditar na afirmação de que a água de limão é detox e limpa o corpo.

“A água elimina resíduos do corpo por meio da urina e dos movimentos intestinais saudáveis, entretanto, nada da água de limão melhora esse processo. Na verdade, a maioria das alegações que comidas ou bebidas podem limpar ou desintoxicar os órgãos são simplesmente falsas”, ressaltou a página.

A publicação alertou ainda que por mais que a ingestão de água, com limão ou de outra maneira, possa auxiliar uma pessoa a sentir-se mais focada pela manhã, a bebida não pode aumentar a inteligência ou elevar o QI.

Sobre o argumento de que a água de limão tem efeitos diuréticos naturais (que estimulam naturalmente a urina), o Medical News Today admitiu que isso acontece, porém, somente em uma pequena escala. Para o site, essa propriedade tem sido deturpada.

A instituição explicou que qualquer alimento que contém potássio (como o limão e a chia) tem potencial para aumentar a produção de urina, o que virtualmente inclui todas as frutas, vegetais, carnes e produtos laticínios.

Além disso, quanto mais água (com limão ou não) uma pessoa consumir, mais ela vai urinar.

Ou seja

Por mais que a chia e o limão sejam alimentos nutritivos que podem incrementar os aspectos saúde e sabor de uma bebida, a água de chia com limão não pode ser considerada milagrosa.

Para manter uma boa saúde e ter um peso controlado, o ideal ainda é que toda a alimentação – desde o café da manhã até o jantar ou ceia – seja saudável, nutritiva e equilibrada.

Cuidados com a água de chia com limão

Medical News Today alertou que ainda que a água de limão seja uma bebida de consumo seguro, os ácidos presentes na fruta podem danificar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que torna os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries.

Para controlar esse efeito colateral da água de limão, a publicação recomenda consumir a bebida com o auxílio de um canudinho, sempre que possível, como forma de evitar o contato do limão com os dentes.

Outra tática importante é lavar a boca com água depois de ingerir a água com limão. Entretanto, o Medical News Today Alertou que é necessário aguardar o período de uma hora antes de escovar os dentes.

“Escovar enquanto o esmalte dos seus dentes está em um estado “amolecido pelo ácido” pode resultar em danos. Se você toma a água com limão no café da manhã, então é uma boa ideia escovar os dentes antes do café da manhã”, alertou a publicação.

 

Leave a comment

Sua Dieta 2019 - todos os direitos reservados.