O envelhecimento é um processo natural que ocorre no nosso organismo e pode ser acelerado dependendo do estilo de vida de cada um. Hábitos como alta exposição solar, má alimentação, estresse, consumo de álcool, fumo, entre outros, podem aumentar a produção de radicais livres no organismo levando ao envelhecimento precoce das nossas células. Contudo, bons hábitos alimentares podem retardá-lo e melhorar a qualidade de vida em todas as suas fases. Uma dieta rica em alimentos antioxidantes, isto é, substâncias que protegem contra os radicais livres, pode amenizar os efeitos lesivos desses radicais sob as nossas células e retardar o seu envelhecimento. Alguns exemplos de alimentos para incluir no nosso dia a dia são:

• Linhaça: semente rica em ômegas e com o poder antioxidante da vitamina E;

• Frutas cítricas: como limão, laranja e acerola, fontes de outro importante antioxidante, a vitamina C;

• Cacau: alimento rico em polifenóis e flavonóides;

• Chá verde: fonte importante de catequinas, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento cutâneo e de todas as células de uma maneira geral;

• Azeite de oliva extra virgem: rico em ômega 3, um poderoso agente antioxidante;

• Frutas vermelhas: conhecidas como “pacotes de antioxidantes”, as frutas vermelhas são riquíssimas em substâncias antioxidantes capazes de retardar o processo de envelhecimento, principalmente da pele;

• Abacate: além de ser rico em vitamina E e ômega 3, esta fruta é fonte de glutationa, uma substância considerada a “mãe” dos antioxidantes, retardando o envelhecimento precoce.

 

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