7 dicas para quem quer aumentar ou manter a massa magra

mulher treino academia 400x800 118

Pessoas que têm como objetivo cuidar do corpo sabem da importância de ganhar ou manter a massa magra. Isto porque os músculos têm funções importantíssimas. Além da definição, que soma para os aspectos estéticos, eles também são os responsáveis pela sustentação do corpo e ainda determinam a velocidade com que o metabolismo funcionará.

Como aumentar ou manter a massa muscular
Alimentação

Manter uma alimentação saudável é o primeiro passo para ganhar massa muscular. É claro que nada vai acontecer se você não treinar, mas uma alimentação inadequada pode jogar fora dias e mais dias de treino.

Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcar refinado, que atrapalham o ganho de músculo. Mas principalmente foque em uma alimentação equilibrada e rica em proteínas, macronutriente essencial para a recuperação e crescimento muscular.

As proteínas podem ser obtidas em carnes de vaca, frango ou porco e em derivados lácteos, como iogurtes. Opte sempre por aqueles que ofertam maior quantidade de proteína.

Frequência

Quando o assunto é mudança corporal não há milagre. É preciso investir tempo e aguardar os resultados a longo prazo. Por isso, esteja consciente de que é necessário manter a frequência dos treinos de força. Estipule quantos dias você irá para a academia e siga este propósito por meses.

Execução

Não adianta ir à academia várias vezes na semana e fazer todos os exercícios de qualquer jeito. Além de se empenhar e seguir a orientação do profissional de educação física em relação às séries e amplitude do movimento, é importante concentrar–se na execução de cada um deles para que a região e os músculos indicados sejam efetivamente estimulados.

treino muculacao academia 0118 400x800
Grupos musculares

Para não gastar muito tempo e conseguir dar ao corpo o tempo necessário de descanso e recuperação, uma estratégia comumente adotada é o treino por grupos musculares. Divida os exercícios entre aqueles para perna, glúteo, abdômen, braços e costas e intercale entre os dias em que estará na academia.

Descanso

Tão importante quanto treinar e fazer os exercícios com consciência e concentração é dar ao grupo muscular trabalhado o tempo necessário de descanso. Isto porque é nesta janela que as fibras musculares rompidas com o estímulo conseguem se reconstruir, aumentando o músculo.

mulher dormindo de brucos 0118 400x800
Sono

De nada adianta seguir uma rotina de treinos adequada e não conseguir aplicar a mesma regularidade ao sono. É durante a noite que o corpo regula a produção de uma série de hormônios responsáveis pelo metabolismo, crescimento e manutenção muscular e até fome. Portanto, durma ao menos sete horas por noite.

Hidratação

Se o corpo humano é composto em grande parte por água, é evidente que para funcionar perfeitamente precisa estar hidratado. Se ao praticar atividade física você transpira, aumente a ingestão de água para permitir que todos os processos internos tenham o meio perfeito para acontecer.

Leave a comment

Sua Dieta 2019 - todos os direitos reservados.